segunda-feira, 18 de março de 2013

Brasileiros apresentam dificuldades na hora de dormir

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 43% da população do país sofrem de distúrbios do sono


No dia 16 de março foi comemorado o Dia Mundial do Sono. Não, a data não é para comemorar aqueles cinco minutinhos a mais que o deixa na cama quase todas as manhãs ou mesmo para criar outro feriado para deixá-lo dormir o dia todo. Ela foi criada para que a população tenha ciência dos benefícios que traz uma boa noite de sono e quais são as consequências dos distúrbios e síndromes, as quais podem afetar a saúde das pessoas.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 43% dos brasileiros sofrem de algum problema para dormir, acarretado pelo estresse, insônia, cansaço, obesidade, entre outras doenças e medicamentos. Ainda segundo a OMS, quase 40% da população mundial apresenta dificuldades relacionadas à falta de sonolência.

A Associação Brasileira do Sono informa que existem 90 diferentes tipos de distúrbios de sono, como sonambulismo, apneia (pausas respiratórias causadas pela língua, que inibe a passagem do ar pela garganta), narcolepsia (preguiça, sono diurno excessivo), insônia, ronco, pesadelos, terror noturno (gritos e sensações de terror durante o sono) e síndrome das penas inquietas (sensação de dor ou queimação no membro inferior do corpo humano).

Se você sofre desta ou de outros distúrbios do sono, é preciso entrar em contato com um especialista o quanto antes, porque as consequências podem ir além da irritabilidade, falta de energia e concentração no trabalho e nos estudos. Depressão, problemas físicos e mentais são alguns exemplos do que também podem ocorrer.

Confira a seguir os “10 mandamentos para uma boa noite de sono”, segundo a Associação Brasileira de Sono:

1. Mantenha sempre um horário regular para se deitar e despertar;

2. Vá para cama apenas na hora de dormir;
3. Procure dormir em um lugar tranquilo e saudável;
4. Não faça uso de bebidas alcoólicas antes de ir se deitar;
5. Não use medicamentos sem prescrição médica para dormir;
6. Não exagere e tenha cuidado ao ingerir bebidas como refrigerante, café ou até mesmo chá;
7. Se for adepto de atividades físicas, evite fazê-las próximo ao horário de ir dormir;
8. Não jante muito tarde, coma moderadamente;
9. Faça algo relaxante e tranquilo após o jantar;
10. Esqueça-se dos problemas quando for para cama. Feche os olhos e apenas durma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário