segunda-feira, 12 de maio de 2014

A hora certa de dizer ‘sim’

Maio é o mês das noivas, mas existe um dilema o qual perdura, às vezes, por toda uma vida: existe idade ideal para casar?

Nos clássicos da Disney, as princesas são salvas, casam-se cedo e são felizes para sempre. Nas novelas, filmes e seriados, os desfechos finais não ficam muito atrás. E na vida fora da ficção, existe idade ideal para casar? Fatores como independência, família, sociedade e amor, por exemplo, implicam nesta questão.

A bióloga Thaís Amaral Stocco completou 24 anos, no dia 31 de março. Ela namora há quase quatro anos, está noiva do engenheiro civil Murilo Vitiello (25) e segue a todo vapor com o planejamento do casamento, previsto para outubro de 2015. Pronta para subir ao altar, ela acredita que a questão não é a idade, mas sim o que cada um idealiza para a vida. “Sinto que nasci para ter uma família. Isto sempre foi maior do que qualquer outro sonho. Não casarei nem cedo e nem tarde, mas na hora certa”, conta com um sorriso sempre ao rosto.

A busca pela idade ideal para casar aterroriza algumas mulheres. No extinto seriado “Sob Nova Direção”, exibido pela TV Globo, Pit, personagem da atriz Ingrid Guimarães, entrava em desespero por estar na casa dos 30 e ainda não ter conhecido o parceiro ideal.  Por mais que se tratasse de um sitcom, o programa mostrava essa exigência interna e da sociedade, cuja felicidade precisa ser relacionada ao casamento e ao fator idade.

Para Thaís, existem dois extremos no problema da idade: a euforia da juventude e a cobrança por parte social. “Casar-se por esses motivos, não funciona. Conheço uma mulher de 50 anos, solteira e muito feliz. Como também possuo contato com uma que casou aos 21 e separou-se aos 22. O amor é importante, mas sentir-se preparada e segura dentro de um relacionamento, é mais fundamental do que ter uma idade ideal para casar intitulada pela gente ou pelo próximo”, explica a jovem bióloga.

Curiosidades
No Brasil, menores de 16 anos só podem unir-se em matrimônio com uma ordem judicial. Noivos entre 16 e 17 anos, apenas com a presença dos pais ou responsáveis para assinarem o termo de consentimento. Já os maiores de 18 anos, casam-se sem as restrições dos demais.

Depois do 'sim'
De acordo com dados das Estatísticas do Registro Civil 2012, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dezembro de 2013, o casamento no Brasil dura cerca de 15 anos. Em média, as mulheres separam-se ao completar 39 anos, enquanto os homens, 42. A pesquisa ainda diz que, em 2012, houve 1,04 milhão de casamentos registrados. Já divórcios, ocorreram 341,6 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário