Rua Augusta


Em 2011, fui um dos coautores do livro-reportagem “Rua Augusta”. Este livro apresenta outra face da Augusta e revela como é morar em um dos endereços mais famosos e polêmicos de São Paulo. A partir dos depoimentos de ex-moradores, atuais residentes e comerciantes, esta grande reportagem descreve como eles convivem com as peculiaridades locais, ao mesmo tempo que, desvenda segredos de uma das mais tradicionais ruas da cidade. Por trás da prostituição (já não tão presente), baladas, restaurantes e diferentes tribos urbanas, há também cidadãos que já se acostumaram com o dia a dia frenético de onde moram, mas que também estabelecem outro tipo de relação com essa parte curiosa da capital paulista.

Sinopse:


"Na aquarela do tempo a Rua Augusta pintou quadros inesquecíveis, que vão da época de ouro até aos dias atuais. Entre os seus artistas, encontra-se os moradores, os visitantes e o seu comércio, que ajudam a transformar e a revitalizar uma das ruas mais badaladas de São Paulo. Das casas noturnas ao futuro Parque Augusta, muito tem-se a discutir ainda, mas a sua essência  continua viva em seus mais de 3Km de extensão.

A história da Augusta é construída por mutações que deixaram suas marcas ao longo de mais de meio século. Breves relatos contados no texto a seguir deram vida a uma colcha de retalhos que, de pedaço em pedaço, esclarece um pouco sobre a complexidade de um lugar como esse.

Nas esquinas da nostalgia, faremos uma viagem entre o passado e o presente de uma rua que tem nome de gente e emite sons pelos ecos de seus amantes de vivência e curiosidade. Aqui, não existe idade e nem lema para ser quem o visitante quiser ser.

Seja bem-vindo à Rua Augusta."

Nenhum comentário:

Postar um comentário